Como Controlar O Consumo De Água No Condomínio?

Nem todos os condomínios oferecem hidrômetros separados para cada morador, ou seja, os gastos são divididos igualmente entre todos. O problema é que essa prática é um prato cheio para aqueles que não têm consciência sobre a importância de se economizar. Além disso, problemas ocasionados vazamentos também costumam deixar a conta mensal bem salgada, um transtorno para síndicos e moradores. Neste post vou dar algumas dicas sobre como economizar na conta de água de seu condomínio e diminuir os desperdícios.

  • A importância da economia está muito além da conta…

Tentar usar a água de forma mais eficiente não resultará em benefícios apenas para a conta mensal do condomínio, as vantagens estão muito além disso. Nos últimos meses, várias regiões do Brasil sofrerão com a escassez desse líquido tão precioso e os moradores puderam sentir na pele o quão importante a água é para o nosso dia a dia. Como não é um recurso de fonte inesgotável, é preciso ter consciência para garantir que as próximas gerações possam usufruir desse bem tão precioso, essencial para garantir nossa alimentação e higienização, por exemplo.

  • Incentive os moradores…

Além do discurso citado acima, o gestor do condomínio poderá conscientizar os moradores explicando que todo o excedente gasto poderia estar sendo utilizado para promover melhorias nas áreas do local, como a construção de uma área de lazer mais interessante, um playground para as crianças, salão de festas para ocasiões especiais, entre muitas outras coisas. Para isso, conte com a ajuda de cartazes e folhetos distribuídos pelos corredores, elevadores entre outras áreas de uso coletivo.

Aliás, esse material poderá contar com dicas práticas para o dia a dia, como o tempo máximo que deve ter cada banho, o hábito de fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, ligar a máquina de lavar louças somente quando ela estiver cheia, entre outras ações.

  • Priorize a instalação de hidrômetros individuais…

Infelizmente, hidrômetros individuais não fazem parte da realidade de condomínio antigo e por mais que seja caro mudar as instalações, a economia gerada poderá ser compensada em pouquíssimo tempo. Quando o morador tem a possibilidade de ver o quanto gastou individualmente, não tenha dúvidas de que seus hábitos mudarão e ele tentará ser um pouco mais econômico. Quando há uma única conta a ser dividida entre todos, muitos se aproveitam da falta de controle e acabam gastando muito mais do que realmente precisam.

  • Pequenas mudanças que também ajudam…

Incentive que as pessoas façam pequenas mudanças em seus apartamentos para economizar um pouco mais na conta de água do condomínio. Por exemplo, alguns especialistas recomendam a instalação de descargas mais eficientes, aquelas de dois fluxos, tanto naquelas fixadas nas paredes, quanto nas caixas acopladas. Outra medida, é a aquisição de torneiras que já possuem mecanismos próprios para se evitar desperdícios. Elas custam um pouco mais caro, mas com planejamento é possível colocar nas áreas comuns do espaço e incentivar para que os moradores façam o mesmo em seus apartamentos.

E você, tem outras dicas para evitar o desperdício de água no condomínio? Deixe suas sugestões nos comentários.

publicado
Categorizado como Posts