5 Dicas Simples Para Diminuir As Despesas De Condomínio

A gestão de um condomínio exige preocupação com uma série de detalhes, como despesas gastas com funcionários, manutenção e serviços essenciais. No entanto, com um pouco de organização é possível buscar por soluções mais práticas e econômicas para o bolso do condômino. Neste post, você vai conferir 5 dicas fáceis de serem aplicadas para diminuir a média de gastos mensais de qualquer condomínio. Confira!

  • Aposte em uma infraestrutura mais eficiente…

Há vários pontos que podem ser revistos na infraestrutura de um condomínio visando a economia. Comece avaliando a energia elétrica nas áreas comuns. Hoje, existem sistemas eficientes, como os sensores de presença, que evitam que luzes fiquem acesas nas áreas comuns quando não tem ninguém no espaço. Aliás, as lâmpadas comuns também podem ser substituídas por modelos mais eficientes, como aquelas de LED. Quanto aos elevadores, invista nos sistemas de chamadas inteligentes, pois essa facilidade é um dos pontos mais caros da conta de energia elétrica.

  • Água sempre pode ser economizada…

Geralmente, prédios mais antigos costumam não oferecer hidrantes individuais – o que beneficia aqueles que não têm consciência sobre o uso da água. Se for possível, faça o investimento de fazer instalações individuais, pois isso estimulará a economia de cada um dos condôminos. Outro ponto importante é não deixar que os vazamentos se tornem comuns no prédio, ou seja, logo que aparecer, o ideal é contratar imediatamente mão de obra especializada para resolver o problema. Afinal de contas, vazamento significa desperdício de água.

  • Folha de pagamento dos funcionários…

Alguns prédios maiores contam com uma folha de funcionários mais complexas, pois oferecem portaria 24 horas, necessitam de vários funcionários para garantir a limpeza, entre outras coisas. Esteja sempre de olho nas escalas de trabalho para que não sejam necessários gastos com o pagamento de horas-extras, por exemplo. Isso sai muito mais caro e, em alguns casos, fica muito mais barato contratar um folguista do que continuar investindo em hora-extra.

  • Manutenções que evitam gastos extras…

Todo condomínio precisa de manutenções periódicos para se evitar gastos maiores, ou seja, é preciso investir na prevenção de problemas. O ideal é que se tenha um cronograma com tudo o que precisa ser revisto e ajustado ao longo do ano. Elevadores, bombas de água e outros pequenos reparos devem compor a lista de manutenção preventiva. Não tenha dúvidas que será muito mais barato manter todos esses sistemas funcionando bem do que gastar com reparos maiores.

  • Gestão da inadimplência…

Um problema comum em qualquer condomínio é a questão da inadimplência. Por isso, o gestor deve estar sempre atento para que as despesas do espaço não sejam muito altas, pois isso é um dos principais fatores que contribuem para a falta de pagamento. No começo, procure tratar diretamente e em tom amigável diretamente com o condômino. Caso não seja possível de ser resolvido, entrar com ação judicial se torna a melhor opção, infelizmente. Muitas vezes, a alta taxa de inadimplência faz com que o valor do condomínio seja aumentado para cobrir a falta de compromisso de alguns.

E você, conhece outras dicas para diminuir as despesas do condomínio? Deixe seus comentários e continue acompanhando tudo por aqui.

publicado
Categorizado como Posts