Um problema típico enfrentado pela maioria dos condomínios está relacionado à inadimplência – que acaba interferindo negativamente na vida de todos os moradores. Muitos administradores não sabem o que fazer para evitar que esse tipo de contratempo faça parte de seu dia a dia e, justamente por isso, decidi criar este post voltado ao tema. O ideal, é que o acompanhamento da situação de cada morador do condomínio seja feito mensalmente para que as devidas providências sejam tomadas o mais rapidamente possível, conforme você conferir logo abaixo.
- Incentive o pagamento na data correta…
Algumas atitudes podem servir como estímulos para que os moradores não atrasem o pagamento do condomínio. Na medida do possível, ofereça o desconto de pontualidade, ou seja, aqueles que quitarem o débito até a data correta terão o benefício de um desconto. Outra dica, é investir na distribuição de brindes e prêmios, desde que não comprometam as despesas da organização. Essa premiação poderá ser feita ao final de cada ano, assim, o estímulo funcionará pelos 12 meses.
- Administre bem os recursos para não precisar aumentar as taxas…
Por mais que antes de se mudarem as pessoas já tenham consciência sobre o valor mensal do condomínio, os atrasos persistem e outra atitude muito prática para minimizar ocorrências do tipo é evitar uma cobrança exorbitante. Ou seja, o responsável pela administração deverá saber gerir muito bem os recursos do condomínio, garantindo que as contas não entrem no vermelho e que sempre sobre uma quantia mensal para ser guardada para manutenções programadas.
O acompanhamento da arrecadação e pagamento de despesas deverá ser diário e feito por alguém que realmente tenha capacidade de manter a organização. Se possível, o síndico poderá fazer um balanço das contas semanalmente, assim, surpresas desagradáveis serão evitadas.
- Faça cobranças formais…
É dever do síndico organizar diligências para a cobrança dos condomínios que já estejam vencidos e quanto mais rápida for a ação, melhores serão os resultados. Lembrando que tudo deverá ser em tom amigável e registrado em protocolos. Esse será o passo inicial, mas caso não seja possível resolver dessa forma, a atitude a ser tomada será contar com a ajuda de um advogado para abrir uma ação judicial. Em casos de atrasos por parte de locatários, a ação é movida contra o proprietário do imóvel, não se esqueça disso. Em último caso, o apartamento poderá ser penhorado para a quitação dos débitos, mas essa é uma medida drástica e nem sempre será necessário chegar a esse estágio.
- Conscientize os moradores…
O trabalho de conscientização dos moradores pode ser feito de diversas formas. Como nem todos costumam comparecer às reuniões e assembleias, tenha o hábito de deixar recados e avisos em áreas de circulação comum explicando o que está sendo feito de melhoria com os recursos do condomínio e não se esqueça de colocar à disposição um contato para o caso de esclarecimentos de dúvidas.
Gostou das dicas para evitar a inadimplência em seu condomínio? Não se esqueça de continuar acompanhando as minhas próximas postagens e também deixar seus comentários e sugestões logo abaixo.